4 maneiras de deixar o seu projeto de arquitetura inovador
Publicado por | 25/07/2017

4 maneiras de deixar o seu projeto de arquitetura inovador

Inovação é uma palavra constantemente presente quando falamos de arquitetura.

O mercado, que está em constante mudança, vai se moldando para apresentar novas opções que se adequem e facilitem o cotidiano como um todo.

Por conta disso, criar um projeto de arquitetura inovador é também garantir aspectos que vão colaborar para o bem-estar individual e coletivo.

Entre elementos lúdicos, sustentáveis e que podem ser controlados de celulares e tablets, hoje em dia, existem muitas formas de deixar o seu projeto atual e funcional.

Para te ajudar a conhecer (ou relembrar) algumas opções, separamos 4 maneiras de deixar o seu projeto de arquitetura inovador. Confira!

1. Sustentabilidade: a natureza como ferramenta 

Não é de hoje que a preocupação com o meio ambiente se faz presente nos projetos de arquitetura. Tendência mundial, a sustentabilidade na arquitetura veio para ficar e abrange ambientes residenciais e corporativos. 

Entre materiais reutilizados, móveis reformados, claraboias e telhados verdes, hoje, o mercado sustentável oferece um leque de opções que, além de serem responsáveis ecologicamente, também possuem um ótimo custo-benefício. 

Outra prática presente no projeto de arquitetura inovador é a utilização de elementos naturais na parte interna da casa.

A utilização de materiais naturais, como peças de bambu, jardins verticais e paredes verdes, proporciona tranquilidade e leva um pedacinho da natureza para os meios urbanos.

2. Casas inteligentes: o futuro já chegou

Não dá para falar sobre projeto de arquitetura inovador sem falar de tecnologia. A evolução tecnológica trouxe muito mais funcionalidade para as casas, oferecendo automação para os ambientes residenciais. 

Seja em uma casa que será reformada, seja em uma que será construída, é possível instalar tecnologias que envolvem, em sua maior parte, sistemas wireless ou radiofrequência. 

Essas tecnologias permitem que o morador controle uma boa parte da casa, como aparelhos eletrônicos, sistema de ar, câmeras e muito mais, através de um ou mais dispositivos.

3. Fun design: a tendência que veio para ficar

A descontração e o lúdico invadiram o projeto de arquitetura inovador. O fun design é uma tendência de móveis e artigos decorativos com estilo irreverente, colorido e divertido. 

Muito utilizado em projetos de escritórios de comunicação e tecnologia, o Fun design aparece, hoje em dia, também em casas, através de posters de filmes, placas com sinais divertidos, móveis que podem fazer alusão a animais, poltronas de pelúcia e luminárias temáticas. 

O Fun design também dá cara nova para peças antigas, como, por exemplo, o uso de uma máquina de escrever como item exclusivo de decoração.

Esse estilo de design é ideal para compor projetos de arquitetura urbanos e joviais.

4. Materiais variados: dando cara nova para projetos

Usar materiais de formas diferentes é uma dica excelente para um projeto de arquitetura inovador.

Entre as opções, a cortiça se mostra como forte candidata atualmente. O material pode revestir paredes inteiras e partes de algum móvel e até mesmo funcionar como detalhe na composição, podendo ser explorado de diferentes formas. 

O vidro, elemento que, antes, era limitado às janelas, hoje é também utilizado para portas, estruturas, paredes e até mesmo para acabamento de chão.

O material proporciona ótimas vantagens, como a sensação de amplitude, a economia de energia, devido à abundância de luz natural, e a integração dos ambientes.

Quer saber mais sobre como realizar um projeto de arquitetura inovador? Então, confira 6 tendências de arquitetura de casa que você precisa conhecer!