5 softwares para arquitetos que você precisa conhecer
Publicado por | 18/09/2017

5 softwares para arquitetos que você precisa conhecer

Sem dúvida, um dos segredos de um bom projeto de arquitetura está nos softwares para arquitetos. É por meio dessa ferramenta eletrônica que se terá condições de elaborar a planta, os quadros decorativos e até mesmo o orçamento.

Felizmente, há diversos softwares no mercado que podem facilitar a vida do arquiteto e garantir que ele entregue um bom projeto.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça os cinco softwares mais conhecidos e essenciais para arquitetos. Confira!

1. Autodesk Autocad

Esse é um dos mais famosos softwares de projeto usados no mundo inteiro. O Autodesk Autocad tem ampla funcionalidade para  escritórios de arquitetura. Ele possui interface e comandos fáceis de serem utilizados, permitindo uma abordagem mais generalista do projeto.

Para se ter uma ideia, esse software possibilita que todas as etapas do projeto sejam feitas separadamente. Ou seja, você vai elaborar individualmente a planta, os cortes e as fachadas, por exemplo, garantindo maior detalhismo no seu trabalho.

2. Autodesk Revit

Esse software permite que todas as etapas do projeto estejam conectadas e modeladas em três dimensões. Por conta disso, determinada modificação em qualquer uma das dimensões já atualiza automaticamente as demais. Essa é uma vantagem vista por muitos arquitetos nesse software.

Além disso, o Autodesk Revit tem interface semelhante à do Autocad, no entanto possui mais ferramentas voltadas para a arquitetura. Por exemplo, com ele é possível evoluir um mero projeto para um protótipo em dimensões reais e precisas, com cálculo exato do orçamento da obra.

3. Graphisoft Archipad

Considerado um dos mais completos do mercado, o Archicad é uma combinação dos outros softwares apresentados anteriormente. Contudo, ele é ainda mais ágil e tem comandos mais simples que o Revit.

4. Myvirtualhome

Esse software possui uma parte gráfica que agrada muito os arquitetos. Devido à sua fácil compreensão e simplicidade de trabalhar, o Myvirtualhome é um dos mais queridinhos dos arquitetos.

Ele trabalha com ambientes já prontos, porém é possível configurar proporções das paredes e distribuir os móveis de acordo com o estilo de decoração.

Uma desvantagem do software é que ele não permite salvar fotos dos ambientes montados. Para isso, vai ser preciso dar screenshots.

5. Ikea Home Planner

Esse software possui uma interface simples, é de fácil utilização e ao mesmo tempo tem nível de detalhamento invejável. Ele é altamente recomendável para aquele arquiteto que procura fazer mudança de cores e de pequenos detalhes na decoração do projeto.

O Ikea Home Planner possui quatro abas na área de criação. Uma delas diz respeito à planta, a outra trabalha a planta com detalhamento de objetos, a terceira mostra a visualização em 3D e a quarta aba apresenta o orçamento dos objetos e móveis usados no projeto.

Esses são alguns dos mais conhecidos softwares para arquitetos. É importante que, antes de começar a trabalhar com os softwares, o arquiteto tenha uma concepção inovadora do projeto. Casas sustentáveis e fun design são algumas das tendências para o futuro da arquitetura.

Gostou destas informações? Deixe os seus amigos saberem disso também. Compartilhe este texto nas redes sociais!