Como (e por que) desenvolver projetos sustentáveis
Publicado por Sistema MyWay | 21/10/2016

Como (e por que) desenvolver projetos sustentáveis

Que a sustentabilidade é um tema em alta ninguém pode discutir, não é mesmo? Mas por que esse assunto é tão importante? Devido à escassez dos recursos naturais, que estão se esgotando e causando um grande desequilíbrio ambiental. Por isso é tão importante investir em projetos sustentáveis! Além de reduzir os impactos ambientais, é possível ter uma grande economia interna, como de água e de luz.

Quer saber mais sobre os projetos sustentáveis? Então vamos lá!

Quais os benefícios de investir em projetos sustentáveis?

São inúmeras as vantagens. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, que podem acabar, a economia se dá em todos os sentidos. Como esses projetos pensam no mínimo possível de desperdício, há uma grande redução nos gastos — a energia elétrica, por exemplo, é substituída pela iluminação natural.

Além disso, o desperdício de materiais é praticamente nulo, reduzindo custos e diminuindo a quantidade de resíduos na natureza. Vale ressaltar ainda que o valor para a construção de uma casa sustentável é o mesmo ou até menor se comparado aos projetos tradicionais — mesmo que alguns sistemas tenham custos iniciais mais elevados, a economia que eles geram compensa tudo isso.

5 tendências dos projetos sustentáveis

 

Casa inteligente

Apesar de ser uma novidade para muitas pessoas, as casas inteligentes já são uma realidade. Esse tipo de projeto é desenvolvido para reconhecer o dono do local, além de identificar os gostos, saber onde estão os objetos e o que o usuário deseja em determinado momento.

As casas inteligentes proporcionam ainda economia para os moradores, já que os aparelhos são conectados via Wi-Fi, permitindo total controle sobre eles. Permitem também segurança total, pois somente o dono e pessoas autorizadas podem ter acesso.

Eficiência energética

Esse fator é benéfico para ambas as partes do projeto sustentável: consumidor final e setor da construção. Projetos que contam com painéis solares têm seu preço aumentado, especialmente pela grande redução no consumo de energia. Já o consumidor conta com a redução da conta de luz.

LEED

LEED é a sigla para Leadership in Energy and Environmental Design, uma certificação de construção sustentável. Com ela é possível ter a certeza de que o projeto preserva os recursos ambientais e produz menos resíduos, permitindo ao consumidor uma garantia do que está adquirindo.

Retrofit

O retrofit é um método inovador, que transforma os projetos originais em sustentáveis. Ou seja, por meio dele construções que antes não contavam com esse conceito, se renovam e passam a adotar as práticas ecológicas. É uma ideia inovadora e mais econômica, se comparada a uma nova construção.

Mercado em alta

O mercado para os projetos sustentáveis está aquecido em qualquer área! A sustentabilidade é a aposta para todo o setor da construção, que vai modificar o modo de pensar dos consumidores e vendedores, aliando a economia com preservação dos recursos naturais.

Viu só? Agora que você já conhece os motivos para desenvolver projetos sustentáveis, que tal começar? Curta nossa página do Facebook e fique por dentro de mais dicas e novidades!