Conheça as tendências em iluminação e saiba como colocá-las em seus projetos
Publicado por | 03/10/2017

Conheça as tendências em iluminação e saiba como colocá-las em seus projetos

Apesar de muitas pessoas subestimarem a complexidade da iluminação, esse é um dos fatores que mais demandam atenção na hora de elaborar projeto residencial ou comercial. Se aplicadas do jeito certo, as luzes são capazes de mudar completamente um ambiente e deixá-lo mais harmônico e confortável.

E conhecer as novas tendências em iluminação pode fazer toda a diferença na hora de apresentar ao seu cliente as variedades disponíveis hoje no mercado. Com os avanços da tecnologia, existem ainda mais opções que você pode utilizar em seus projetos, sobretudo com vantagens em termos de economia e design.

Separamos aqui sete tendências que podem fazer a diferença em um projeto residencial ou comercial. Confira e aplique no seu dia a dia.

1. Iluminação automatizada: mais conforto e economia

Essa tendência chegou para facilitar a vida das pessoas e ainda gerar economia. É, portanto, perfeita para residências mais sustentáveis. A tecnologia permite acender ou apagar as luzes por meio de controles remotos ou dispositivos móveis, como smartphone ou tablet.

A automação também possibilita controlar a intensidade das luzes para deixar os ambientes ainda mais confortáveis aos moradores. Com a intensidade mais baixa, o espaço fica mais tranquilo e dá para economizar energia.

E caso a pessoa esqueça alguma luz acesa antes de sair para viajar, por exemplo, também é possível apagá-la à distância.

Viu quantos bons motivos para você adotar a automação no seu próximo projeto de iluminação?

2. Modelos retrô: os queridinhos da decoração

Também conhecidas como lâmpadas de Edison, essas lâmpadas têm um design bonito e arrojado, decorando o ambiente sem grande esforço. São as queridinhas da iluminação nos projetos de decoração contemporânea. 

Feitas de carbono e vidro âmbar, são perfeitas para quem quer dar aquele charme mais retrô ao local.

3. Lâmpadas LED: mais durabilidade e muita economia

Uma das mais conhecidas do mundo da arquitetura, as lâmpadas LED têm longa vida útil e consome menos energia do que as tradicionais. Do ponto de vista da eficiência energética, são a melhor opção.

Seus modelos são encontrados nas mais variadas potências, cores, formatos e modelos, tornando-se excelente opção para projetos de iluminação, sejam comerciais ou residenciais. 

4. Fitas LED: versatilidade na aplicação e muito mais

Os modelos em fita também são ótimas alternativas, pois iluminam e ainda dão um ar mais elegante ao ambiente.

Além de todos os benefícios já citados das LED tradicionais, a principal vantagem das fitas é  que podem ser usadas pontualmente em estantes, debaixo das camas, nas escadas, no teto, nos corredores e muito mais. Ou seja, essa opção é muito versátil.

Essa dica vai bem para aquele seu cliente mais moderno e sofisticado.

5. Lustres, luminárias e pendentes: praticidade para qualquer canto

São sempre uma ótima pedida, pois sempre dão mais sofisticação ao ambiente.

Lustres e pendentes são, geralmente, utilizados na cozinha e na salas de jantar e estar, o que não significa, entretanto, que não possam ser instalados em outros ambientes. A dica aqui é pensar na harmonia com o restante do cômodo e, por conta disso, é necessário observar antes a decoração do ambiente.

No caso das luminárias, é preciso pensar ainda na sua aplicabilidade: maquiagem e estudos, por exemplo, demandam iluminação com mais potência. Considere também os estofados, móveis e acessórios que fazem parte do ambiente onde a luminária será instalada.

6. Peças ecológicas: uma tendência que só está começando

Se essa já é uma tendência na arquitetura em geral mundo afora, com a iluminação não poderia ser diferente.

Peças feitas com materiais naturais, mais conhecidas como eco friendly, estão invadindo o mercado de iluminação. Além de serem sustentáveis, esses produtos trazem mais aconchego aos espaços.

7. Concreto: ele também está na iluminação

O concreto agora está ganhando espaço em projetos de decoração, provando que não é só na estrutura que se pode abusar dele. As luminárias feitas com este material remetem ao estilo industrial e trazem uma combinação entre o clássico e o contemporâneo. É perfeito para os clientes mais moderninhos!

Enfim… São muitas as tendências em iluminação que você pode incluir em seus projetos. E por falar em projeto, já pensou em adotar a automação corporativa? Confira por que essa tecnologia está fazendo a cabeça dos arquitetos hoje em dia.