Cozinha planejada: 5 dicas para o seu projeto de arquitetura
Publicado por | 18/09/2017

Cozinha planejada: 5 dicas para o seu projeto de arquitetura

Se você trabalha com arquitetura, certamente já se deparou com o desafio de projetar a cozinha planejada dos sonhos de inúmeros clientes.

Para atender a essa e outras demandas, é preciso ficar atento a todos os movimentos do mercado e oferecer o que houver de mais moderno em seus projetos.

Quer conquistar e fidelizar a sua clientela? Então, não perca as nossas 5 dicas para projetos de cozinha planejada!

1. Acompanhe as tendências

Acompanhar as tendências sempre foi uma exigência do trabalho do arquiteto. Afinal, esse mercado está sempre em movimento, com mudanças constantes de estilos e materiais.

Atualmente, a grande tendência ao planejar uma cozinha é agregar beleza e elegância à sustentabilidade, praticidade e funcionalidade.

2. Guie o cliente na escolha das cores e do estilo

O uso das tonalidades e dos estilos está bem eclético, contemplando os mais variados gostos, o que facilita a sua missão de agradar o cliente. Confira:

  • cores fortes, como laranja, vermelho e amarelo, usadas principalmente em detalhes, deixam a cozinha moderna;
  • o cinza e o preto estão em alta para substituir a tradicional cozinha branca;
  • as cores suaves, aliadas a pequenas hortas e adornos naturais, trazem o estilo serendipity, que privilegia a sustentabilidade;
  • o estilo retrô remete aos anos 1930 e 1940, e utiliza eletrodomésticos em cores fortes para levar charme ao ambiente;
  • o estilo industrial mescla elementos modernos com modelos que lembram antigas fábricas americanas.

3. Planeje os móveis para otimizar o espaço

É sempre bom otimizar o espaço e melhorar a mobilidade e o conforto na cozinha. Para isso, aposte na instalação de armários e eletrodomésticos acoplados. Outra ótima opção são as prateleiras abertas e os nichos.

Mais uma tendência em alta é o conceito aberto, como cozinha e sala de jantar conjugados, que deixam o ambiente mais espaçoso. Uma charmosa e prática ilha, e móveis com as bordas arredondadas ajudam nesse propósito. Outra novidade que incrementa a praticidade são as gavetas automáticas.

4. Dê atenção especial à iluminação

A iluminação da cozinha contemporânea deve imprimir beleza e eficiência. Portanto, ela deve combinar com a decoração do ambiente e facilitar as atividades diárias.

As luminárias pendentes coloridas com foco sobre mesas e ilhas potencializam a iluminação nos locais de trabalho e de refeições.

As luzes de LED, modernas e eficientes, instaladas sob os revestimentos emprestam um ar de requinte, além de consumirem menos energia elétrica, o que ajuda o meio ambiente.

5. Alie-se às novas tecnologias

Seja qual for o estilo escolhido pelos seus clientes, você deve estar antenado e preparado para oferecer a eles as vantagens da tecnologia de ponta. Incorporar o diferencial da automação residencial aos seus projetos, com certeza, vai garantir a satisfação dos seus clientes.

Afinal, com as múltiplas atividades demandadas pela vida moderna, a boa administração do tempo é imprescindível. Por isso, as ferramentas que facilitam o cotidiano fazem toda a diferença.

Sabia que é possível comandar várias atividades da casa, como abrir e fechar portas, janelas, cortinas e persianas com apenas um clique no celular ou tablet?

Já pensou como o seu cliente vai amar poder acionar a distância a climatização ou a iluminação do imóvel e encontrar a residência aconchegante e agradável ao voltar do trabalho?

É possível, também, controlar o funcionamento de itens da cozinha, como forno, temperatura da geladeira e até a máquina de lavar. Sem falar em soluções para a economia de água e energia, como as torneiras com sensores e os interruptores inteligentes.

E tem mais: a automação pode ser implementada sem a necessidade de quebrar paredes, pois algumas empresas trabalham com a tecnologia wireless, que possibilita a instalação do sistema com ou sem cabeamentos.

Enfim, com a sua competência e criatividade aliadas às tendências e às soluções tecnológicas, o seu cliente terá a cozinha dos sonhos e você certamente estará consolidando de vez o seu nome no mercado!

E aí, gostou das nossas dicas para cozinha planejada? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades para incrementar o seu trabalho!