Saiba como agradar o seu cliente e venda mais projetos residenciais
Publicado por | 17/05/2017

Saiba como agradar o seu cliente e venda mais projetos residenciais

Vender em tempos de crise não é uma tarefa fácil. Em momentos como este, as pessoas querem soluções para minimizar problemas e economizar, mesmo que essa economia seja apenas uma perspectiva para o futuro.

Por isso, é preciso que os projetos residenciais atendam às expectativas dos clientes e apresentem soluções claras. Continue lendo este post e descubra a melhor abordagem para garantir as vendas:

Ouça o que o cliente tem a dizer

Uma das principais formas de estabelecer uma relação de empatia e, portanto, conquistar a confiança de alguém é ouvir. Saiba escutar o que o cliente quer, quais são suas necessidades e os problemas que precisa resolver.

Às vezes, ele ainda nem sabe comunicar o que precisa por falta de conhecimento técnico, por exemplo. Essa é a sua oportunidade criar um relacionamento com seu cliente. Mostre que você sabe ouvir até mesmo o que ele não disse e capte na conversa com ele dicas sobre o que propor a ele.

Apresente seus pontos fortes

Agora que você já ouviu o seu cliente, fale um pouco sobre você e seu trabalho. Dê exemplos de projetos que tiver realizado, explique seus valores e o que tem a oferecer.

Demonstre todo o seu conhecimento para que ele reconheça que você é uma autoridade no assunto. Mostre suas credenciais e faça com que as pessoas se sintam seguras em contratar o seu serviço.

Depois, mostre-se aberto e flexível para atender às necessidades do cliente.

Foque na qualidade dos projetos, e não no preço

Em geral, as pessoas querem logo saber de quanto terão que dispor para contratar o serviço. Tente mudar o foco: primeiro apresente suas ideias e demonstre suas soluções.

Explique para o cliente que você precisa detalhar o escopo do projeto para só então calcular o preço. Como o seu atendimento é personalizado, você não pode trabalhar com uma tabela fechada, é preciso adaptá-la a cada situação.

Depois, esteja aberto a negociações. Deixe transparecer que você está disposto a encontrar a melhor forma de pagamento para ambos e que seu foco é deixá-lo satisfeito, independentemente do quanto isso poderá render a você.

Faça uso das tecnologias

As ferramentas tecnológicas para arquitetura são bastante úteis na hora de vender um projeto, pois, por meio delas, os clientes têm uma ideia mais aproximada do resultado final.

Sabe aquela frase “Entendeu ou quer que eu desenhe”? Apesar de normalmente ter um tom grosseiro, ela pode caber na situação: transporte suas ideias para o papel e coloque-as em perspectiva por meio de um programa de computador.

Dessa forma, você pode indicar como o projeto ficará depois de executado, incluindo itens como efeitos de iluminação. Assim, o cliente ficará ainda mais seguro do que está contratando.

Seguindo esses passos, você terá mais chances de fechar negócio. Quando isso acontecer, dedique-se e peça ao cliente satisfeito que o indique para conhecidos, amigos e familiares. O boca a boca ainda é a melhor forma de divulgação. Peça para fotografar o resultado e inclua no seu portfólio!

Lembre-se: projetos residenciais são as soluções para diversos problemas. E esse deve ser o foco da sua abordagem com os clientes.

Gostou das nossas dicas? Então assine a nossa newsletter para receber outros artigos de seu interesse! Basta digitar seu e-mail lá embaixo, no rodapé da página.