Saiba como usar bambus em projetos de arquitetura
Publicado por Sistema MyWay | 23/08/2017

Saiba como usar bambus em projetos de arquitetura

Existem materiais e elementos que, independentemente do tempo e da era, sempre caem bem na decoração e denotam bom gosto e elegância. Um deles é o bambu — planta milenar usada em abundância na arquitetura oriental — que vem se mostrando tendência no décor brasileiro, tanto por sua sustentabilidade como pela versatilidade.

Separamos, então, algumas dicas e explicamos as vantagens de usar bambus em projetos de arquitetura. Acompanhe!

Vantagens do uso de bambus em projetos de arquitetura

Em dias como hoje, quando se procura cada vez mais ter consciência na hora do consumo e atenção à sustentabilidade, optar por materiais como o bambu é mais do que recomendado.

Além de ser totalmente natural, o bambu é biodegradável e livre de qualquer tipo de toxicidades, ou seja, seu uso não causa alergias ou qualquer tipo de perigo para o ser humano. Além disso, a extração do bambu não extermina a planta, que continua a crescer mesmo sendo cortada.

Bambu na decoração

Divisórias

Que tal, em vez de usar biombos tradicionais, fazer uso de uma divisória de bambus? Elas podem servir para separar ambientes ou, mesmo, para agregar privacidade em áreas que possuem muita amplitude. Para quem não tem closet, a criação de uma área de vestir no quarto, com o uso do bambu, pode ser uma ótima pedida!

Piso

Não é por ser natural que o bambu precisa estar apenas relacionado à decoração rústica de ambientes. De fácil instalação, o piso de bambu pode ganhar diferentes cores e não possui os nós aparentes da planta, sendo facilmente inserido no mais variado décor. Fácil de mantê-lo, requer apenas um pano úmido para sua limpeza. O piso de bambu é sucesso garantido onde for instalado.

Cortinas

Quer inserir rusticidade aos cômodos, mas tem medo de errar a mão? As cortinas de bambus são a opção certa para trazer aconchego e aquele ar quase campestre aos ambientes. Possuem diversas espessuras e tonalidades diferentes, o que possibilita sua fácil inserção nas mais diversas situações.

Paredes

O revestimento de bambu é um elemento marcante e, com certeza, protagoniza a decoração do ambiente onde será instalado. Experimente fazer  uso dele dessa forma em ambientes externos — como varandas ou áreas de lazer — e se deleite com o clima natural e confortável que ele inspira.

Pergolados

Para quem possui jardim, os pergolados em bambu são uma opção interessante e mostram versatilidade por poderem abraçar os mais variados estilos de móveis e elementos decorativos. Em pergolados que possuem telhado, experimente usar o bambu para fazer este esse e traga um ar litorâneo ao seu jardim.

Móveis

Clássicos, os móveis em bambu têm vez há tempo na decoração de ambientes. Mas, normalmente, eles são conectados aos lares de férias, sendo a mobília escolhida para as casas de praia. Inserindo os móveis em bambu na decoração, é uma maneira de trazer um pouco desse ar despreocupado da praia para dentro de casa. Opte por seu uso em cômodos como varandas ou salas de estar, que já possuem uma leve atmosfera de descontração.

Gostou das dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais e converse com seus amigos a respeito do uso de bambus em projetos de arquitetura. Sejamos mais sustentáveis e conscientes!