Automação residencial e iluminação por fibra ótica: saiba por que essa dupla é perfeita para seus projetos!
Publicado por Sistema MyWay | 03/07/2017

Automação residencial e iluminação por fibra ótica: saiba por que essa dupla é perfeita para seus projetos!

Conforto e segurança. Assim podem ser definidas a automação residencial e iluminação por fibra ótica — dupla que vem ganhando cada vez mais fãs no mundo todo.

Com elas, o usuário tem a praticidade de monitorar os cômodos de casa enquanto está no trabalho e de desfrutar de uma iluminação moderna com infinitas possibilidades de cores. Quer conhecer mais detalhes sobre as tecnologias? Então, está no lugar certo!

A seguir, saiba por que investir em automação e fibra ótica. Boa leitura!

Quais são as vantagens da iluminação por fibra ótica?

A iluminação por fibra ótica vem ganhando muitos adeptos no mundo todo. De baixo consumo, a tecnologia é controlada por luz. Isso quer dizer que ela dispensa quaisquer componentes elétricos ou térmicos, sendo altamente segura.

Além disso, a possibilidade infinita de cores também é uma das vantagens desse tipo de iluminação. Com ela, é possível aumentar o charme da casa ou do edifício — principalmente em locais com água, como em áreas de piscina.

A fibra ótica ainda permite criar um teto de estrelas ou feixes de luz que imitam o neon. Basicamente, a tecnologia funciona de duas formas:

  1. emissão de luz pontual: a luz é levada de um ponto a outro, sem perdas durante esse percurso; dessa forma, diversos pontos óticos podem ser iluminados;

  2. emissão de luz lateral: ideal para uso decorativo, na iluminação lateral há uma perda de luz controlada pela fibra ótica; o resultado é um efeito homogêneo e contínuo.

Quais são as vantagens da automação residencial?

automação residencial é ideal para os clientes que buscam conforto, segurança e comodidade em suas casas. Isso ocorre porque a tecnologia permite que o usuário controle os equipamentos, mesmo a distância, por meio de um dispositivo.

Com a automação, é possível programar o horário de ligar e desligar o ar-condicionado, a televisão, o home theater e muitos outros. Além disso, o usuário tem a oportunidade de controlar a intensidade da luz. Desse modo, ele poderá deixá-la mais acentuada quando estiver trabalhando e mais branda quando for descansar, por exemplo.

Tudo isso gera uma grande economia de energia, afinal, quem nunca esqueceu o ar-condicionado ligado quando saiu de casa? Por meio da automação, é possível desligá-lo de onde você estiver por meio de celulares ou tablets.

Veja outras vantagens da automação:

  • controla a intensidade da iluminação (o que gera uma economia de energia de até 30%);

  • possibilita o ajuste do home theater a distância;

  • programa cortinas e persianas para serem abertas e fechadas em horários específicos;

  • coordena e programa o ar-condicionado.

Por que devo investir em automação residencial e iluminação por fibra ótica?

A resposta é simples: porque as duas tecnologias oferecem o que há de melhor no mercado da arquitetura. Com as duas juntas, o usuário economizará energia em proporções muito maiores do que se investisse em apenas uma tecnologia.

Além disso, a fibra ótica é muito fácil de instalar. Basta seguir alguns padrões técnicos; desse modo, a obra será mais rápida e feita com menos sujeira. Vale ressaltar, ainda, que esse tipo de fio não gera calor e quase não precisa de manutenção, sendo uma excelente opção para a automação de diversos ambientes.

Gostou de aprender mais sobre automação residencial e iluminação por fibra ótica? Então, amplie ainda mais os seus conhecimentos conferindo mais um de nossos posts: Fibra ótica e automação residencial: conheça 3 vantagens!