Grandes arquitetos: o que podemos aprender com eles?
Publicado por Sistema MyWay | 21/10/2016

Grandes arquitetos: o que podemos aprender com eles?

Em qualquer área de atuação profissional é possível alcançar uma boa posição através de muito esforço e dedicação. No ramo de arquitetura, design e decoração isso não é diferente. Acontece que nessas profissões também é necessário um pouco de talento e inspiração, que podem ser bastante úteis na hora de fazer o projeto de um cliente novo, pensar na reforma de uma residência ou comércio, etc.

Sobre a inspiração, ela pode ser conquistada por meio de vivências que aumentem a bagagem cultural, tais como viagens, livros e filmes. Também é possível estudar o legado deixado por grandes arquitetos como forma de aumentar o conhecimento sobre esse assunto.

Dessa forma, vamos falar sobre alguns profissionais reconhecidos (e de suas obras) que servem de inspiração para muitas pessoas. Acompanhe conosco!

Oscar Niemeyer: suas curvas são conhecidas no mundo todo

O arquiteto brasileiro mais respeitado no exterior é Niemeyer, que assinou importantes obras em todo o país e no exterior, como o edifício Copan, em São Paulo, feito de concreto armado em forma de curva; o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, composto por construções voltadas ao lazer; diversos edifícios públicos em Brasília como o Palácio da Alvorada e o Congresso Nacional; e até a sede das Nações Unidas, em Nova York.

Niemeyer ficou famoso pelas linhas curvas presentes na maioria de seus projetos e que dão leveza à brutalidade do concreto, e das grandes cidades. Sem dúvidas, um dos grandes arquitetos de todos os tempos.

Le Corbusier: o arquiteto empreendedor

Talvez o arquiteto mais famoso em todo o mundo, Le Corbusier fico conhecido porque sempre esteve atrás de inspirações para seus trabalhos em diversos movimentos arquitetônicos. Depois de buscar na história o que mais lhe interessava, ele aplicava de forma inovadora o que tinha pesquisado, como o uso de novos materiais.

Além disso, conquistou fama graças a suas inúmeras pesquisas sobre o tema, além da publicação de artigos e livros. Le Corbusier sempre buscava por materiais inusitados, o que se tornou sua marca profissional e serviu de inspiração para arquitetos e designers do mundo todo.

Arthur Casas: o nome forte da arquitetura na atualidade

O brasileiro é um dos arquitetos mais famoso da atualidade. Profissional renomado e dono de uma característica que encanta tanto profissionais do ramo, quanto clientes e admiradores: a inovação.

Casas faz uso de tecnologias contemporâneas aliadas a técnicas antigas, já existentes, a fim de encontrar soluções distintas para problemas tradicionais e acima de tudo, alcançar um resultado inédito e inovador.

Para Arthur Casas, a arquitetura de uma casa deve conversar com o cenário ao seu redor, seja uma paisagem tropical ou um conjunto de edifícios. Ele também defende o pensamento de integração das cidades.

O moderno arquiteto brasileiro circula bem, e com o mesmo sucesso, por projetos de interiores e atua em São Paulo, no Rio de Janeiro e fora do país.

Gostou de conhecer mais sobre 3 grandes arquitetos? Deixe um comentário contando o que você acha dos mestres citados e não se esqueça de mencionar qual deles você mais admira.