Que benefícios a automação de ambientes oferece para um projeto?
Publicado por | 16/02/2017

Que benefícios a automação de ambientes oferece para um projeto?

Se existe uma forte tendência que a evolução tecnológica implementou na vida das pessoas, é a constante busca por meios de automatizar tarefas cotidianas com o intuito de economizar tempo e esforço. Uma forma de provar como essa tendência está integrada às nossas vidas, é a variedade de meios de se utilizar serviços bancários atualmente. Com um smartphone e acesso à internet, em segundos é possível executar uma tarefa que antigamente tomaria horas de seu dia.

A automação residencial não é diferente, pois otimizar uma série de tarefas comuns em uma arquitetura residencial ou empresarial, como aspectos ligados à segurança e conforto, que normalmente ficariam a cargo dos moradores. Continue lendo para conhecer os principais benefícios da automação comercial.

Segurança

A automação residencial pode elevar significativamente o nível de segurança de uma casa ou empresa. Por exemplo, é possível programar para que ações cotidianas sejam realizadas automaticamente, como a ativação de luzes externas ou internas, rádios e televisões, para causar a impressão de que há pessoas no ambiente, mesmo que não haja ninguém.

Além disso, a casa ou comércio, pode ter todo o seu sistema de segurança anti roubos e assaltos integrados a um sistema de automação residencial. O programa pode ser ativado ou desativado com acesso a um sistema de biometria, no qual apenas a assinatura de digital ou íris poderá fornecer acesso ao interior.

Conforto

Pense na possibilidade de após um longo dia de trabalho, chegar em sua casa com um ambiente perfeito lhe esperando: Iluminação equilibrada, música agradável e temperatura ideal. 

A automação residencial possibilita que tudo seja programado com antecedência, como o acionamento do ar-condicionado, home theater, as lâmpadas que você designar e até mesmo a pré-definição de uma programação musical adequada. O que também pode ser muito útil na valorização de ambientes comerciais como restaurantes, boutiques ou lojas.

Conveniência e acessibilidade

Começou a chover, você está fora de casa e sabe que as persianas ou janelas de um cômodo ficaram abertas? Há uma pessoa na família que tem necessidades especiais e não sabe lidar com aparelhos eletrônicos?

A automação residencial permite que você tenha controle de cada detalhe em sua casa sem necessariamente estar presente, pois também fornece acesso remoto por dispositivos portáteis, como smartphones e tablets.

Economia

Por meio de fotossensores ou pré-programação, as luzes da casa podem ser ajustadas automaticamente mediante a intensidade da iluminação natural ou horário do dia, evitando o desperdício de eletricidade com lâmpadas acessas sem necessidade.

Além disso, um sistema de automação residencial eficiente, permite o controle de intensidade das luzes, que proporciona não somente um ambiente mais agradável, como também uma economia de eletricidade perceptível nas contas de consumo.

Valorização

Além de todos os benefícios da automação comercial, um imóvel que é integrado a um dos maiores avanços tecnológicos da atualidade e que pode literalmente ser programado na palma de sua mão, possui um grande diferencial imobiliário. Em uma possível futura venda, esse diferencial irá valorizá-lo, aumentando significativamente seu valor venal.

Em outras palavras, automação residencial não se trata apenas de aspectos associados ao conforto, segurança e comodidade, pois também pode ser considerada como um investimento.

O que achou dos benefícios da automação residencial para um projeto de arquitetura? Compartilhe sua opinião nos comentários!