Terceirização em projetos de arquitetura: quais serviços contratar?
Publicado por Sistema MyWay | 18/08/2017

Terceirização em projetos de arquitetura: quais serviços contratar?

Alcançar eficiência e qualidade é o desejo de todo empreendedor. No entanto, nem sempre é fácil conseguir esse resultado.

Uma das saídas encontradas para modernizar o serviço oferecido pela empresa é terceirizar algumas etapas da produção. Uma tendência em todo o mundo, essa prática também vem sendo adotada por arquitetos.

Surge então a dúvida: quais são as vantagens da terceirização em projetos de arquitetura? Vamos entender tudo sobre esse tema neste artigo!

Vantagens

A principal vantagem dessa prática é poder atender mais clientes. Desse modo, uma empresa de arquitetura consegue se consolidar mais rápido no mercado, pois a sua marca torna-se mais relevante à medida que mais pessoas conhecem o seu trabalho.

Ainda que um arquiteto atenda de forma primorosa um freguês, ele está em desvantagem com relação a outro profissional que consegue atender mais pessoas.

A terceirização não coloca em xeque a qualidade final do projeto. Afinal, os profissionais terceirizados precisam demonstrar a qualidade de seu trabalho para continuarem atendendo os arquitetos.

Networking

Como é bom estar diante de uma tarefa e saber quem é a pessoa ideal para executá-la! Entretanto, isso só é possível quando se conhece o trabalho de muitas pessoas.

Atuando ao lado de colegas parceiros terceirizados, o arquiteto terá uma gama de possibilidades na hora de escolher um profissional para um projeto específico.

Além do mais, nada impede que a empresa terceirizada indique o arquiteto para pessoas que estão iniciando um projeto. Relações sólidas constroem carreiras de sucesso!

Economia

O custo final de um projeto cai consideravelmente quando se atua com parceiros terceirizados. Isso ocorre porque o obstáculo da burocracia é ultrapassado. Essa economia é uma importante vantagem competitiva na hora de conseguir um cliente.

Plotagem de plantas

A falta de tempo ou de experiência faz com que a plotagem de plantas esteja entre as tarefas que os escritórios de arquitetura estejam dispostos a terceirizar. Essa prática é muito vantajosa para as empresas que têm grande volume de impressão desses materiais.

Projeto elétrico

Existem empresas especializadas nesse setor, que já possuem um bom relacionamento com fornecedores e colaboradores altamente capacitados.

Para uma firma que está começando, torna-se imensamente vantajoso trabalhar com esses profissionais, sobretudo em algo tão importante quanto o projeto elétrico.

Maquete eletrônica

É impressionante a quantidade de empresas especializadas na produção de maquetes eletrônicas. Ao mesmo tempo, a especialização nessa tarefa é longa e cara.

Por isso, trabalhar com profissionais terceirizados na execução de maquetes não só é altamente recomendável como já é a realidade de grande parte das construtoras e escritórios de arquitetura.

Do mesmo modo como muitos profissionais já não são exclusivos da empresa, como nos setores de atendimento, limpeza e marketing, os arquitetos devem analisar as vantagens de contar com mais profissionais independentes.

Agora, que você já entendeu como funciona a terceirização em projetos de arquitetura, esse conceito já deve estar mais claro na sua mente, não é mesmo? Por falar nisso, que tal aprender como a iluminação com fibra óptica pode ser vantajosa no projeto que você está desenvolvendo?